terça-feira, 18 de janeiro de 2005

MORANGOS COM AÇÚCAR

morangoscomacucar.JPGEm Portugal, as telenovelas começaram a ser exibidas em 1977, com a brasileira Gabriela cravo e canela (RTP), ainda a preto e branco. As novelas portuguesas iniciaram-se em Vila Faia (1982), seguindo-se outras como Chuva na areia (1984), A banqueira do povo (1993), A grande aposta (1997), Jardins proibidos (2000). A partir desta última data, haveria grandes transformações no panorama ficcional da televisão do nosso país, com o fenómeno dos reality-shows (Big Brother, Masterplan, Quinta das celebridades) e a produção de telenovelas para a TVI, produzidas pela NBP.

O propósito deste post é uma análise muito sucinta do actual fenómeno da novela Morangos com açúcar. A base do texto assenta num trabalho de alunas de licenciatura da Universidade Católica (Gisela Pereira, Marta Amado e Sofia Palma) - que me deram permissão de referir o trabalho [aliás, irei aproveitar diversos trabalhos realizados pelos alunos e alunas da cadeira de Públicos e Audiências para este blogue]. [a imagem reproduz a capa do trabalho das três alunas]

Enredo e inquérito

Morangos com açúcar atingiu um enorme sucesso entre os adolescentes e crianças portuguesas, visível ao nível do seu comportamento (estilos de vestir e penteados), fenómeno conhecido como morangomania. Os ingredientes da história são "sol, praia, desportos radicais, escola, juventude, gente bonita, conflitos, amizade e amor". O enredo anda à volta de quatro irmãos órfãos que saem do Porto e vão viver para Cascais. Pipo, Ricardo Moura Bastos, Joana, Catarina, Rui e Rafa são algumas das personagens centrais da telenovela. Além dos estudantes, outros núcleos de personagens são crianças, pais e professores.

Seguindo um texto de Irene Costera Meijer, já aqui apresentado, as alunas encontraram vários repertórios na narrativa ficcional: diversidade, género, potencial dramático, credibilidade e responsabilidade. Além da caracterização teórica, o grupo procurou perceber o impacto da novela nos jovens portugueses, fazendo para isso um inquérito a 50 estudantes em duas escolas do concelho de Setúbal, uma mais frequentada pela classe média alta e outra pela classe média baixa. Os inquéritos foram preenchidos na sala de aula, nos dias 26, 29 e 30 de Novembro último, após aceitação pela direcção de cada uma dessas escolas. O texto - constituído por 15 perguntas - foi dado aos alunos com a condição de não ser obrigatório o seu preenchimento e de se manter anonimato e confidencialidade das respostas.

morangoscomacucar1.JPG

Das personagens com que os alunos das escolas inquiridas se identificam mais surgem: 1) na escola frequentada por jovens da classe baixa, o Rodas (repetente e delinquente) e a Joana obtiveram uma maior aprovação. Em termos de temas, a amizade e a relação de pais-filhos foram os dominantes; 2) na escola frequentada por alunos da classe média-alta, as personagens mais próximas são a Catarina e o Rafa, e os assuntos relacionados com a droga e a gravidez na adolescência foram os mais respondidos.

Em termos de género, os rapazes são os que falam menos da novela, "coisa" deixada para as raparigas. Grande percentagem de estudantes acha que não há grande semelhança entre a personagem e o actor mas a maioria acredita que existe uma proximidade entre a ficção e a realidade. Isto pode querer significar a forte influência da televisão nos adolescentes e nos seus comportamentos.

No trabalho aqui divulgado foi ainda apresentado um estudo de caso (entrevista a dois fãs da novela) e uma análise ao fórum on-line. Num dos casos, e contra a opinião maioritária do inquérito, a respondente "considera que na novela há muita aventura e os jovens têm demasiado tempo, não se dedicando aos estudos, o que não acontece na realidade". O outro respondente acha que a primeira série da novela foi melhor que a actual e o tema que mais o marcou foi o do ciúme [a novela segue um horário escolar, não havendo emissões entre Junho e Setembro, o período das férias grandes].

morangoscomacucar2.JPG

Quanto ao fórum on-line, a maioria das mensagens são orientadas para a obtenção das músicas da novela, enquanto outros foristas pretendem saber quais as datas e locais de exibição da peça Morangos com açúcar e manifestam curiosidade em saber quais os novos actores da segunda série.

Sem comentários: