domingo, 30 de janeiro de 2005

relvas5.JPGCARLOS RELVAS E A CASA DA FOTOGRAFIA

Fotógrafo amador, instalado na Golegã, Carlos Relvas deixou uma obra de vulto, em exposição no Museu Soares dos Reis (Porto) [a exposição deveria ter acabado a 3o de Novembro último, mas prolongou-se até hoje, permitindo-me apreciar tão importante espólio; confesso que ainda não visitei a casa-museu dos Patudos, na Golegã].

Lavrador e proprietário na Golegã, construiu um espaço próprio para servir de estúdio fotográfico. Tem fotografias que remontam aos anos de 1870. Muitos auto-retratos (de frente e de perfil), retratos de pessoas (populares, homens velhos e doentes, raparigas e mulheres), animais, paisagens, imagens do Porto junto ao rio Douro e da exposição universal em Paris, fizeram parte do espólio patente no museu do Porto.

relvas1.JPGrelvas2.JPG
relvas3.JPGrelvas4.JPG

A exposição [de que recolhi alguns aspectos, como se podem observar nas imagens] foi apoiada por um catálogo (preço: €55). Infelizmente, esgotou e não consegui comprar um exemplar, para apoiar esta mensagem. Deixei o meu nome e morada na loja do museu; disseram-me que iriam arranjar um catálogo (reedição) e que mo enviarão à cobrança. Fico à espera.

Sem comentários: