sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

MODOS LEVEMENTE DIFERENTES DE LER AS ESTATÍSTICAS DE TIRAGENS DE JORNAIS

Público de ontem, p. 37: "A evolução de vendas no conjunto dos primeiros nove meses do ano foi no entanto mais favorável ao 24 Horas, com uma subida de 2,83%, enquanto as do Público baixaram 6,15%. Este resultado é, porém, bastante melhor que o do seu principal concorrente, o Diário de Notícias, que sofreu uma quebra de 17,31% nas vendas face aos primeiros nove meses de 2003, para 40567 exemplares".

Diário de Notícias de hoje, p. 36: "O Diário de Notícias teve, durante o mesmo período, uma circulação média diária de 40500 exemplares, o que representa uma quebra de cerca de 8500 exemplares, comparativamente ao período homólogo de 2003. Em relação ao pior mês deste ano, Junho, o Diário de Notícias recuperou 3%. O jornal 24 Horas quase igualou o Público, devido à quebra deste último matutino, cuja circulação ronda os 51 mil exemplares. Em relação ao período homólogo o Público perdeu 6,1% deste ano".

Descontextualizei a peça, ao não escrever o total das peças publicadas. Mas, pelas citações, vê-se o modo como cada um dos jornais vê a concorrência. Eu tenho uma opinião diferente do que escrevem ambos. Para mim, os jornais de referência estão a perder leitores, e isso não é uma boa notícia para cada um dos jornais.

Sem comentários: