domingo, 28 de novembro de 2004

Geração rasca

As crianças estão a ser deixadas à sua sorte pelos pais de classe média que têm carreiras a prosseguir, misturadas com novas relações e casamentos, começa assim o texto assinado por Sarah Baxter, do Sunday Times de hoje.

sundaytimes1.JPG

O resultado é uma geração de jovens obesos, modorrentos, que transmitem sexualmente doenças, dependem de drogas como o Ritalin e estão fora de controlo, com os pais a fazerem outsourcing das suas funções, assinala-se num livro agora saido, de Mary Eberstadt. Esta autora explica o sucesso das violentas letras de ícones musicais como Eminem, pois elas destinam-se aos jovens oriundos de famílias endinheiradas mas com escassa atenção dos pais. O exercício físico destes adolescentes quase se reduz ao espaço entre o frigorífico e o jogo vídeo.

Eberstadt sugere que o tema do abandono dos pais fez com que a música hip-hop se deslocasse das franjas do entretenimento dos negros para o coração dos adolescentes de boas condições financeiras, sejam brancos ou negros.

O livro agora editado está a dividir os sociólogos, escreve a jornalista, entre críticos e partidários da "guerra das mães" que trabalham versus as que ficam em casa a tratar dos filhos. Um dos apoiantes diz: trate o seu cão como muitos pais tratam os filhos e veja se ele gosta. Um das críticas feministas considera que a autora usa um estilo taliban!

Mary Tedeschi Eberstadt é investigadora na Hoover Institution e consultora editorial do Policy Review, o jornal bimestral dessa instituição americana. O seu livro Home-Alone America: The Hidden Toll of Day Care, Behavioral Drugs and Other Parent Substitutes, saiu agora com a chancela da Penguin/Sentinel. A realidade global é a de uma jovem geração rasca como Eberstadt nos oferece ou a construção dessa visão assenta apenas em valores tradicionais e deslocados do mundo actual? Creio que só lendo o texto podemos ter uma percepção perfeita do seu pensamento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um visitante via Abrupto, tens aqui o link para a Policy Review sempre interessante de ler.
http://www.policyreview.org/


lucklucky