quarta-feira, 20 de outubro de 2004

A MODA DAS CALÇAS DE CINTURA DESCAÍDA

Retirei esta notícia do portal da Sapo. O valor-notícia associado a esta informação é o do insólito.

A história conta-se rapidamente: o director de uma escola secundária em Vitruvio Pollione, na Itália, pretende proibir os(as) alunos(as) de usarem calças de cintura descaída. Não será o primeiro responsável escolar a procurar impor regras de indumentária, mas, diz a notícia, “estas normas têm, normalmente, o efeito inverso”. Continua a notícia: “Durante uma visita de estudo, um jovem com estas calças tipo «saco» deixou-as cair. O director da escola, indignado, escreveu uma carta aos alunos a pedir compostura e acrescentou um comentário às calças das raparigas que também andam muito descaídas”.

Comentário encontrado na notícia: “Lidar com adolescentes não é fácil e não é para todos. Directores de outras escolas italianas desaconselham este tipo de confronto. A roupa que os jovens usam faz parte do crescimento e da identidade que procuram”. Comentário meu: há uma perspectiva a ter em conta e não encontrada na notícia, a da moda. As calças designadas por “saco” estão à venda em todas as lojas, estão na moda. Ora, quem as compra quer andar na moda. A sensibilização maior da questão deve ser orientada para as marcas e não para os jovens. É curioso que se verifica o seguinte, nomeadamente no vestuário das adolescentes e das jovens adultas: além das calças descaídas, a moda é de camisetas curtas, pelo que as jovens passam o tempo a puxar o tecido da camiseta para baixo e as calças para cima. Parece-me que não deve ser muito confortável.

Só vejo duas soluções. Ou impor uniformes e a assunção de códigos de conduta em termos de vestuário, ou esperar que a moda se vá embora.

1 comentário:

Francisco disse...

Impor uniformes cheira-me a moralismo bacoco. Deixem as jovens mostrar a bela coxa e o firme ventre, é mais cómodo e bonito.