domingo, 17 de outubro de 2004

ANTES DO ANOITECER

linklater.JPGA crítica cinematográfica destes dias já disse tudo sobre o filme do americano Richard Linklater, com Ethan Hawke (Jesse) e Julie Delphy (Celine) nos principais papéis.

O que posso acrescentar? Os longos planos, caso do diálogo após a saída da livraria onde Jesse apresentara um livro seu e viu Celine, por ruas estreitas, em planos americanos. A filmagem em tempo real, e que apenas ocupou três semanas em Paris. A alternância da condução do diálogo, apesar de uma maior intervenção de Celine. Os sítios conhecidos: o rio Sena, a catedral, os jardins. E o Le Café Pure, espaço onde um outro longo diálogo se estabelece, provavelmente um novo local de culto na cidade, a partir deste filme.

Antes do anoitecer é a continuação de um outro filme com os mesmos intervenientes, nove anos atrás, Antes do amanhecer. Nesse filme, Jesse e Celine conhecem-se numa viagem de comboio para Viena e em Viena. Não trocaram os números de telefone mas ficaram de se encontrar seis meses depois, o que não aconteceu. Filme de culto do independente Linklater, o novo filme traz uma nova dose de romantismo.

Vi, hoje ao fim da tarde, o filme na sala 1 do King, ali à avenida Frei Miguel Contreiras, em Lisboa.

Sem comentários: