quarta-feira, 15 de setembro de 2004

O MEU PRIMEIRO LIVRO DE 2005

ritzer.JPGChegou-me, hoje, dia 15 de Setembro, pela Amazon do Reino Unido, o meu primeiro livro editado em 2005!

Isto é, três meses e meio antes do ano acabar, já há livros com a marca do ano seguinte. Esta operação de marketing visa prolongar a vida do livro, pois, durante quinze meses, ostenta a data de um ano. Espantoso! O mais interessante ainda é que se trata de uma segunda edição com um novo capítulo sete e uma nova secção no capítulo três.

O livro terá saído mesmo um destes dias, pois a Amazon enviou-me separadamente este livro de um conjunto de livros que eu já recebi na segunda-feira. A meu ver, trata-se de um bom exemplo para as editoras portuguesas que colocam o ano de publicação mesmo que o livro saia a 31 de Dezembro.

Ritzer reeditou este ano outro dos seus livros, The McDonaldization of society, com um subtítulo pomposamente designado por Revised new century edition. Nada, portanto, é deixado ao acaso. A editora de ambos os livros é a Pine Forge Press.

O autor tem uma visão pessimista da sociedade de consumo. Em McDonaldization of society, por exemplo, ele escreve sobre a previsibilidade da sociedade de consumo, que "realça a disciplina, a ordem, a sistematização, a formalização, a rotina, a consistência e a operação metódica" (p. 86). Referindo-se concretamente ao fast-food, ele diz que empregados e clientes se relacionam de um modo ritualizado, rotinizado e até previamente escrito (pelo menos da parte dos empregados, que têm uma lista precisa de perguntas e do que podem e não podem fazer). Há regras em termos de uniforme, tamanho de cortes de cabelo e até adereços como colares ou brincos. Ou seja, dá-se a minimização do perigo e do desagradável (p. 105).

Sem comentários: