quinta-feira, 27 de maio de 2004

MEDIA, IMIGRAÇÃO E MINORIAS ÉTNICAS - UMA ANÁLISE DE IMPRENSA E TELEVISÃO

Saíu, no último número da revista MediaXXI, uma entrevista com a Prof. Isabel Ferin sobre "Media, Imigração e Minorias Étnicas", cujo trabalho foi apresentado recentemente e que dei aqui conta. [Observação: declaro que tenho uma forte ligação à revista].

Isabel Ferin gostaria que os media repensassem o seu papel a partir do tratamento científico da problemática. Por exemplo, ela nota que, relativamente à imigração, "já há uma sensibilidade de parte da imprensa para a necessidade de tratar o tema com delicadeza e os próprios jornalistas conseguiram impor nas redacções formas de tratamento mais cuidadas".

Isabel Ferin tem a autoridade de 12 anos de análise de imprensa no tocante a questões de imigração. Mas, na televisão, a discussão sobre a imigração é rara e, se aparece no prime time, é "sob as vestes de crime, prostituição ou agenda". Ela nota uma diferenciação no tratamento das notícias sobre o tema, nomeadamente a partir da aprovação e entrada de Portugal no espaço Schenguen (abolição de fronteiras nos Estados membros da UE).

Diz a professora da Universidade de Coimbra à jornalista Raquel Louçã Silva: "Em 89/90 começam a aparecer as elites intelectuais brasileiras, os dentistas, professores, publicitários, jornalistas. E, como são uma imigração de elite, acabam por não ser considerados imigrantes, porque o senso comum relaciona imigrante com alguém pobre e sem qualificação. A imigração brasileira começa depois a crescer em número, ao mesmo tempo que baixa o nível de escolaridade, a partir de 98/99. E é a mesma altura em que surgem os imigrantes de leste. A partir daqui a atenção dos media dispersa-se e deixa de estar centrada nos imigrantes dos PALOP e nas segundas gerações".

A equipa de Coimbra, liderada por Isabel Ferin, continuará a trabalhar o tema por mais um ano para o Observatório da Imigração, liderado pelo engº Roberto Carneiro. Entre outras peças, a revista MediaXXI traz a cobertura do recente congresso de Ciências da Comunicação, realizado na Universidade da Covilhã.

Sem comentários: