sábado, 29 de maio de 2004

MEDIA DE PROXIMIDADE - I

No seu livro editado em 2002, Carlos Camponez (Jornalismo de proximidade) obtém por empréstimo a definição de informação local como sendo aquela que cobre a vida de bairros urbanos, associações e cidades de menor dimensão (p. 109). A informação local constitui-se por notícias que dizem respeito a uma área geográfica delimitada e restrita. Camponez promove outros critérios para delimitar a formação de conteúdos da imprensa local e regional: 1) sede territorial da publicação, 2) âmbito de difusão e cobertura, 3) vocação e intenção da publicação, 4) tratamento dado aos conteúdos, 5) percepção do que é o leitor, 6) relação com as fontes de informação institucional.

O jornalista e professor da Universidade de Coimbra dá o exemplo do lançamento do Notícias de Leiria, em Julho de 1999. O folheto de divulgação e angariação de assinantes apresenta o jornal como construtor da sua identidade. Melhor dizendo, faz-se coincidir o espaço de difusão do jornal com um espaço natural de identidade regional que substancia a identidade do projecto de informação. Nesse jornal, uma das principais secções surge com a denominação de Metrópole, dedicado ao tratamento noticioso dos concelhos vizinhos de Leiria.

A redescoberta do conceito de proximidade é garantido por dois vectores: a) estratégia para recuperar franjas de públicos alheados dos grandes media, b) tomada de consciência, pelas elites locais (económicas, sociais, culturais, políticas), do peso da comunicação regional e local, traduzida em investimentos e renovação de projectos editoriais já existentes.

Livro: Carlos Camponez (2002). Jornalismo de proximidade. Coimbra: MinervaCoimbra

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