sexta-feira, 21 de maio de 2004

A INDÚSTRIA DAS TELENOVELAS NA AMÉRICA LATINA, SEGUNDO NORA MAZZIOTTI (1996) (continuação da mensagem de ontem)

Da actualidade ao papel do produtor independente

Outra zona que caracterizou estas novelas foi a inclusão de motivos de actualidade. A novela mostra-se como um texto poroso que permite a incorporação de temas considerados de conhecimento necessário das audiências. Os temas abordados são os que compõem a agenda dos meios para “a mulher informada”. Têm o lado didáctico característico das revistas femininas. Falou-se de zapping para sintetizar o cruzamento de situações absurdas, enredos, conselhos médicos explícitos, personagens ridículas, intrigas empresariais, discursos de tom feminista, agenda de actualidade.

Desde o começo da década dos anos 1980 assegura-se a presença do produtor independente. Claro que, devido aos esforços de produção e reconhecendo os acertos, sobressai ainda mais a desatenção à qualidade da história. Os guiões navegam entre o anacronismo e a inverosimilhança, ligados ao exagero do protagonista e ao tom sério e solene. Em ambos os modelos apresentados põem-se em evidência os dispositivos industriais para fabricar produtos que circulam no mercado de exportação.

Finalmente, e segundo Nora Mazziotti, apesar de um maior investimento na sua produção, maiores possibilidades técnicas de realização e com actores de reconhecido profissionalismo, as histórias narradas carecem de densidade e rigor na construção como em décadas anteriores.

O livro tem ainda capítulos sobre os principais mercados produtores de novelas (Brasil, México e Venezuela) e analisa a produção de telenovelas no seu país em contextos sociais e políticos distintos, como a fase de ditadura militar e a internacionalização do género televisivo.

Livro: Nora Mazziotti (1996). La industria de la telenovela. La producción de ficción en América latina. Buenos Aires, Barcelona e México: Paidós

CONGRESSOS

III Congresso Luso-Galego (4 e 5 de Novembro de 2004), em Santiago de Compostela. Altura em que serão apresentadas as actas do primeiro congresso (que decorreu em Santiago de Compostela, em Novembro de 2002) [o IV Congresso Luso-Galego decorrerá no Porto, na Universidade Fernando Pessoa, em Março de 2005].

XIX Congreso Internacional de Comunicación (Pamplona, 11 e 12 de Novembro de 2004) - tema: A comunicação em tempos de crise: do 11-S ao 11-M). Aceitação de comunicações até 14 de Junho. Para mais informações ver XIX Congreso Internacional de Comunicación.

Sem comentários: