domingo, 21 de março de 2004

SOBRE A RÁDIO DIGITAL

"Disseram-nos que a radiodifusão digital introduzia uma nova era sonora da qualidade do CD, mas a rádio hertziana nunca esteve tão má" - começa assim um texto de David Hewson no Sunday Times de hoje. O jornalista considera que está a haver, no caso do DAB no Reino Unido, o triunfo da quantidade sobre a qualidade.

No momento em que a regra é "tudo digital" (máquina fotográfica, televisão, telefones e até fotocopiadoras), a promessa foi de uma qualidade sonora cristalina. Os homens da BBC tentam ansiosamente actualizar a recepção para se ter o DAB. Hewson escreve que isso lhe deu a possibilidade de ouvir outras estações como a Virgin, que ele não ouvia em Kent. Contudo, os radiodifusores encheram as ondas de estações, reduzindo a qualidade sonora a um valor inferior ao do mais barato aparelho de MP3. Na rádio digital, o sinal de áudio é comprimido antes de ser emitido; e o problema é que a compressão elevada que está a ser feita implica uma deterioração do som abaixo da qualidade da FM. Segundo o sítio digitalradiotech.co.uk, os ingleses têm o pior som DAB do mundo. As razões técnicas residem no facto da compressão ser feita por um sistema conhecido por MP2, o antecessor menos eficiente do MP3, o standard usado nos aparelhos de audição musical.

Quanto menos comprimida for a música melhor é o som. A um nível de 256 kbps, a qualidade será melhor do que a FM. O problema é que, conforme escreve o jornalista do Sunday Times, não há estações a emitir com essa qualidade. Ao nível de 192 kbps, a qualidade é quase sempre melhor que a da FM, caso da Radio 3; com 160kbps, muitas das vezes a qualidade é inferior à da FM, como as estações Capital, Classic FM, Key 103 e Virgin. Abaixo é sempre de pior qualidade - há mesmo estações a emitirem de 64 a 96 kbps que têm uma qualidade abaixo do padrão do AM mono! Conclui David Hewson que o governo inglês tem estado silencioso quanto ao switch-off analógico na rádio como o faz quanto à televisão. Analistas da indústria calculam que o DAB poderá influir no switch-off dentro de, talvez, uma década, se é que tal vai acontecer.

Alternativas à recepção digital? Há, pelo menos três, explica o Sunday Times. A primeira é ter uma melhor antena ligada ao receptor de FM. A segunda é ouvir rádio através do satélite, caso do Sky; muitas estações têm uma qualidade de 192 kbps, com uma qualidade mais consistente que o DAB. Já a terceira é mais futurista - ou está à nossa porta -, a audição através da internet. No formato Windows Media 9, há já milhares de estações a funcionarem com um padrão de 192 kbps. Procure informação junto de A minha rádio ou Radio-locator. E, em breve, ainda este ano, prevê Hewson, haverá aparelhos ligados à internet sem fios para se ouvir a rádio.

DIA MUNDIAL DA POESIA

Deixo aqui dois poemas. Um é de Manuel Alegre, sem título (do livro Senhora das Tempestades):

Eu pescador que trago em mim as tábuas / da lua e das marés e o último rumor / de um homem que alguém escreve sobre as águas / e nunca se repete. Eu pescador.

O outro é de Jacques Brel, "Ne me quitte pas" [letra para a música] (não o coloco na totalidade):

Ne me quitte pas / Il faut oublier / Tout peut s'oublier / Qui s'enfuit déjà / Oublier les temps / Des malentendus / Et le temps perdu / A savoir comment / Oublier ces heures / Qui tuaient parfois / A coups de pourquoi / Le coeur du bonheur / Ne me quitte pas (4 vezes)

Sem comentários: