quarta-feira, 24 de março de 2004

SOBRE OS WEBLOGS – IV

Recentemente, foi publicado um livro sobre blogs, de autoria de Elisabete Barbosa e António Granado, com o título Weblogs. Diário de bordo, editado pela Porto Editora, na sua nova colecção de Comunicação.

Ora, o que diz o livro? Fala dos blogs (ou weblogs) como "páginas pessoais actualizadas com muita frequência". Para os autores, o weblog combina as principais características da internet: "São utilizados para comunicar, como o correio electrónico; permitem discutir e analisar assuntos, à semelhança dos foruns de discussão; possibilitam o contacto entre pessoas distantes que partilham ideias e objectivos comuns, como os chats; e são facilmente acedidos através da World Wide Web".

Nascidos em 1997, então compostos essencialmente por comentários e ligações a outras páginas, escritos individualmente, a tendência é para se assumirem como projectos colectivos. Os blogs podem ser diários, analíticos ou informativos. Os diários "são os verdadeiros logs da web", escrevem os dois autores do livro que venho seguindo. Os leitores deste tipo de página são amigos e conhecidos do autor. Os blogs analíticos "são compostos por pequenos ensaios versando diferentes temas e acontecimentos". Já os blogs de informação são "mantidos por autores que percorrem os milhares de páginas da internet em busca de informação, que depois disponibilizam aos seus leitores".

Este modelo tripartido parece-me bem aplicado à realidade actual. Pergunto: que tipo de necessidades prévias sentidas pelo seu autor ou autores? Escrevem temas que gostam para ver se encontram na blogosfera outros bloguistas com quem conversar? Tornar público na esfera virtual o que sentem privadamente mas não ousariam formulá-lo num espaço real? Simples glória efémera de dizer: eu também já publiquei? Ou trata-se de projectos que englobam verdadeiros e potenciais jornalistas, escritores, críticos de arte ou outras espécies profissionais - tendo um espaço livre de censura e de espaço limitado?

O weblog, retomando o que escreveram Elizabete Barbosa e António Granado, é um meio nascido digitalmente (logo um novo medium), com dependência de links, imediatez de edição, actualização permanente e conexão com outros blogs (de simpatia territorial ou estética). Não têm possibilidade de existir em papel, utilizar a rádio, o telefone ou a televisão. Mas, assiste-se lentamente à profusão de blogs associados aos media tradicionais, que vêm o blog como um meio supletivo.

Para além de uma breve história dos blogs, o livro tem capítulos sobre como criar e manter weblogs, a criação de comunidades e interacção com os públicos e algumas aplicações mais práticas - a ligação dos blogs ao jornalismo, ao ensino e aos negócios. De fora ficaram outra ligações, como a da discussão estética ou literária.

Livro: Elizabete Barbosa e António Granado (2004). Weblogs. Diário de bordo. Porto: Porto Editora. Preço no editor: €11,00

Os meus blogs de referência na rádio

Apesar das questões da rádio serem muitas vezes descuradas (falta, por exemplo, uma adequada análise sociológica da rádio; a história da rádio em Portugal é escassa e descontinuada no tempo), há já um conjunto de blogs sobre a rádio que merece o seu elencar, ainda que incompleto. Dos meus blogs de referência, escolho: Blogouve-se, Jornal Rádio, A Rádio em Portugal, Telefonia sem Fios, JornalismoPortoRádio, A Minha Rádio e Clássicos da Rádio. São sítios que dão informação, têm estórias interessantes sobre a rádio e fóruns de discussão ou de análise.

Sem comentários: