domingo, 7 de março de 2004

PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA NA RTP

A notícia já veio nos jornais durante a semana passada. Retenho algumas ideias do que li do Público, sobre as apostas de programação futura da RTP.

Nos campos da ficção e do documentário, incentivar-se-á a produção de originais portugueses. Anuncia-se o início das filmagens da série de ficção histórica "A Ferreirinha" (casa de vinhos do Douro), a adaptação para ficção de textos literários de autores nacionais de nomeada, uma série longa de 60 episódios, "O segredo" (vida de emigrantes portugueses no Brasil), e uma série de ficção juvenil de temática actual. No capítulo de documentários, passarão séries sobre a história recente de Portugal, retratos da sociedade contemporânea e biografias. Há ainda a aposta em magazines de saúde, língua portuguesa, defesa do ambiente e artes e espectáculos, nomeadamente.

Mais horas em directo e maior diversidade em antena são outras ideias-chave na nova programação da RTP, que muda a sua imagem gráfica (televisão e rádio) e transfere as suas instalações para Cabo Ruivo até final do mês. No Telejornal desaparece a faixa de rodapé onde passam as notícias, que distrai a atenção dos espectadores, e passa a haver um alinhamento sequencial. Finalmente, espera-se para breve a conclusão de negociações para o canal Memória na plataforma por cabo.

CATALÀ-ROCA: BARCELONA/MADRID - AÑOS CINCUENTA

Inaugurou anteontem a exposição com este nome na Galeria Municipal da Mitra. Do catálogo que a acompanha, lê-se que se encontram "fotografias suas numa infinidade de livros, lugares e publicações de todo o género, que cedo o tornaram uma garantia de prestígio e um plhar perdurável sobre a realidade. Depressa travou amizade com os pintores Salvador Dalí ou Joan Miró", que vemos, aliás, no conjunto inicial das fotografias da exposição. Català-Roca ganhou, desde os anos de 1940, uma aura literária, vanguardista e artística. Seria o caso de dois livros que publicou em 1954, dedicados a Madrid e a Barcelona.

Na exposição vêem-se rostos de gente conhecida (como os citados Dalí e Miró) ou anónima, na rua, em locais urbanos ou nos arrabaldes das duas cidades, arquitectura, as sombras, os contra-luzes e os claros-escuros com motivos da cidade (o metro, as bolhas de sabão, a venda de pequenos objectos, a neve nos automóveis, a ermida coberta de lápides de mármore, o carrossel, o gato no alfarrabista, os carros eléctricos de Barcelona - mais parecidos com os do Porto que os de Lisboa). Ou a publicidade com o polícia a cavalo, como na imagem que acompanha este post. Em mais de cem imagens.

Català-Roca nasceu em Tarragona (1922) e faleceu em Barcelona (1998, exactamente a 5 de Março). A sua exposição é unicamente com fotografias a preto e branco, que abandonaria definitivamente em 1973. Sete anos depois, realiza o filme Femme/woman. A tapestry by Joan Miró, recebendo um prémio (The Golden Eagle). Em 1995, publica o livro Foto-grafias A-cromáticas. Dois anos depois, tem lugar uma exposição sobre toda a sua obra [elementos retirados do catálogo. Uma iniciativa do Instituto Cervantes de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa].

Sem comentários: