sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004

PARA A HISTÓRIA DOS MEDIA - TSF

A TSF fez a sua primeira emissão (pirata) em Junho de 1984. Três anos antes, formara-se como cooperativa (15 cooperantes), aproveitando as promessas eleitorais do governo quanto à privatização da rádio. Depois da fase experimental, a emissão a sério começou em 29 de Fevereiro de 1988.

A primeira notícia foi lida por Francisco Sena Santos. Mais tarde, o incêndio do Chiado, em Agosto desse ano, seria a primeira cobertura jornalística da TSF, pela qual recebeu um prémio do Clube dos Jornalistas. A TSF aplicava o conceito de rádio temática, com a aposta na informação, nomeadamente sobre a política, assim como sobre o trânsito e a bolsa.

Desde o seu arranque, a estação desenvolveu conceitos novos, caso das “notícias de meia em meia hora” e da “antena aberta”. Um vaivém permanente de informação, com recolha de directos dos acontecimentos, comentários de especialistas e abertura à opinião dos ouvintes, assim como a “janela”, o espaço de informação que entra fora do noticiário, conduziram ao designado estilo TSF. O Fórum TSF foi uma das fórmulas essenciais desse estilo, tendo os ouvintes como principais intervenientes.

Mesmo antes das emissões regulares, a TSF abriria o seu capital ao exterior dos cooperantes (1987), sendo sucessivamente comprada pela Lusomundo (1993) e pela PT (2000).

Sem comentários: