domingo, 15 de fevereiro de 2004

ESCOLA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Saiu agora o número 32 (correspondente a Maio/Agosto de 2003) da Revista Iberoamericana de Educación, com o tema “Escuela y medios de comunicación / Escola e meios de comunicação”, que pode ser acedido electronicamente no sítio http://www.oei.es. Dos textos, salientam-se os de Jesús Martín-Barbero, Mar de Fontcuberta e Manuel Pinto. O texto deste professor associado do departamento de Ciências da Comunicação e director do mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, intitula-se «Correntes da educação para os media em Portugal: retrospectiva e horizontes em tempos de mudança».

Segundo a síntese do texto de Manuel Pinto, “resulta verdadeiramente urgente redefinir o conceito de cidadania, redescobrir os campos e as dimensões implicadas nele, ensaiar novos modos de aprender a viver, individual e colectivamente nos novos cenários que estão se desenhando, com a preocupação de reequilibrar o papel e a missão da escola”. Ainda na síntese considera que “nos países que sofreram a experiência de regimes autoritários – e que possuem uma experiência democrática ainda insuficiente entretecida nas práticas quotidianas – resulta difícil conquistar um espaço para a educação para os meios”, caso de Portugal.

Para o autor, “Se entendemos a educação para os meios em sua relação com os processos sócio-culturais e de mudança social, devemos vinculá-la com as características mais notáveis dos mesmos: aceleração da vida social, enfatização da cultura do presente, deslocalização, alteração da noção de escala e crise das grandes narrativas que davam sentido à acção humana e à História. Por outro lado, se a compreendemos como educação para a comunicação e para a cidadania, é necessário, antes de tudo, que se estabeleça um novo e adequado paradigma pedagógico que se apoie na relação entre a teoria e a prática, e que chegue aos centros de formação de professores”.

A revista é publicada pela "Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura", com sede em Madrid.

Sem comentários: