quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

APIT: NOVO RUMO PARA OS PRODUTORES INDEPENDENTES DE TELEVISÃO?

A APIT (Associação de Produtores Independentes de Televisão) reuniu-se hoje com altos responsáveis dos canais televisivos (RTP, SIC e TVI), tendo como anfitrião o ICAM. Para o presidente da direcção da APIT, Frederico Ferreira de Almeida (Fremantlemedia), trata-se do começo de um novo processo. Isto é, perspectiva-se uma forte mudança nas estratégias seguidas até agora neste ramo da cadeia de valor das indústrias culturais em Portugal.

Em cima da mesa do encontro, que contou com as presenças de Manuel Falcão (2:), Eduardo Moniz (TVI) e Manuel S. Fonseca (SIC), esteve o faseamento do pagamento de produções já concretizadas. Apesar de atrasos nos pagamentos, já não se fala em dívidas. Da reunião terá saído um consenso em torno de um maior volume de trabalho para este ano. Contudo, não foram revelados os montantes envolvidos. Para a associação, há necessidade de alterações legislativas, como isenções fiscais e televisão por cabo, ligada à área das telecomunicações e não à dos conteúdos.

Porém, foi recebido com agrado o acordo já firmado com a PT, em que esta se propôs investir 25 milhões de euros em cinco anos. Como escreve o Diário de Notícias de hoje, “O objectivo do fundo – no qual a PT participa enquanto «detentora de posições maioritárias em sociedades de distribuição e exibição cinematográficas, produção de canais temáticos e distribuição por cabo» e ao qual se deverão associar os três canais de televisão, para além de produtores, distribuidores e exibidores –, é assumidamente criar as estruturas que possibilitem a emergência de uma indústria do cinema e do audiovisual”. Falta ainda estabelecer as “diferenciações entre o «cinema» e o «audiovisual»”.

A APIT foi criada em Dezembro de 1996. Tem, actualmente, 21 produtores de televisão (num total de perto de 40 produtores a nível de todo o país). Da nova direcção, empossada há cerca de um mês, fazem parte, para além do responsável da Fremantle, dirigentes da Mandala, Endemol, D&D e Valentim de Carvalho. Pertencem ainda à APIT, entre outros produtores, a CLAP, Duvideo, Fábrica de Imagens, Herman Zap e Teresa Guilherme.

Sem comentários: